segunda-feira, 31 de março de 2008

Síntese do livro - "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa" - Paulo Freire

O livro de Paulo Freire é um manual de como devem ser os professores para atiningirem os seus objetivos e também para que possam formar pessoas conscientes de seu papel na sociedade. Uma das idéias expostas por Freire que reflete esta afirmação é o fato dele condenar os pensamentos negativistas de que a realidade é assim mesmo e nada podemos fazer para alterá-la, sendo que para estas pessoas bastaria a memorização de conhecimento técnico para atingir a sabedoria.
Isto é totalmente ultrapassado, pois sab-se que atualmente a teoria deve ser aliada a prática, ou seja, aquilo que foi ensinado e discutido em sala de aula deve ser praticado no cotidiano de cada educando, como também do educador.
O professor Paulo freire ressalta que educar não trata apenas de transferência de conhecimento, mas sim de conscientização e discussão da realidade, do contrário não haveria eficácia. A curiosidade do educando nunca deve ser inibida em prol da memorização mecânica, pois assim o educador estaria tolhendo a liberdade de aventurar-se do educando. Os professores não devem esquecer de que com essa curiosidade do educando ocorre transmissão de ensinamento, sendo que o educando aprende ensinando e o educador ensina aprendendo. Jamais o professor deve se colocar aciam do aluno por já dominar algum conhecimento e o educando ainda não conseguir este controle, o que deve ocorrer é um andar simultâneo e paralelo, um ensinando e aprendendo com o outro, uma verdadeira troca de informação.
A autonomia do educando deve ser cada vez mais incentivada para que não se sinta discriminado ou oprimido, principalmente os alunos de baixa condição financeira, pois como afirma Paulo Freire a pedagogia é "fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando"(pág. 11), assim o educandoestará livre das tradições opressoras e desumanizantes.
A obra de Paulo Freire é tão completa que nele há o enfoque dos principais problemas da educação nacional e mundial, como apresenta meios de resolvê-los, ensina também que os professores(as) deve baseiar sua pedagogia na rigorosidade metódica e a pesquisa, a ética e a estética, a competência profissional, o repeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade cultural, a rejeição de toda e qualquer forma de discriminação, a reflexão crítica da prática pedagógica, o saber dialogar e escutar, o querer bem aos educandos, o ter alegria e esperança, o ter liberdade e autoridade, o ter curiosidade, o ter a consciência do inacabado, além de outros princípios.
A beleza da arte de ensinar é tão profunda que os professores devem ter a consciência de que o processo de ensino-aprendizagem não é simples, devido a situação sócio-econômico-político em que se vive. A responsabilidade dos professores deve ser fundamentada na ética, sendo esta relacionada ao preparo científico e não a concorrência do mercado mundial.
Paulo Freire é também confuso em sua obra, pois apresenta visões distorcidas, como quando sugere que se leve discussões sobre política para sala de aula, o que é negativo para as Ciências Sociais, pois a ideologia do professor contamina o que se vai discutir e ainda tem um ponto de vista centrado no homem, pois coloca-o com ser superior aos animais, chegando a dizer que os mamíferos são seres inferiores, o que atrapalha a formação das Ciências Naturais.
Assim, a temática central do livro está na formação de professores, discutindo a prática educativa-progressista em favor da autonomia do educando.

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